BLOG

T-Evolution: uma abordagem para desenvolver equipes

T-Evolution: uma abordagem para desenvolver equipes

T-Evolution, abordagem desenvolvida em conjunto pela M'Canizares e LCL Gestão de Pessoas, com o objetivo de apoiar as empresas no desafio de formar equipes de alta performance.

Muitas mudanças têm ocorrido nos últimos tempos afetando diretamente as pessoas e as empresas. O chamado mundo VUCA expressa bem esse cenário: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. E é nesse contexto que todos estamos envolvidos hoje.

As empresas têm investido muito na captação de talentos e em programas de treinamento e desenvolvimento na expectativa de melhoria na produtividade e nos resultados, o que nem sempre acontece. E o coaching individual passou, já há algum tempo, a ser utilizado como um recurso eficaz para o desenvolvimento de competências comportamentais necessárias para o trabalho, mas em geral se restringe às lideranças de médio e alto escalão.

Temos, hoje em dia, uma profusão de recursos educacionais e métodos de desenvolvimento profissional oferecidos às organizações. Mas elas se defrontam com questões que ultrapassam o nível de desempenho individual e afetam as equipes como um todo. Muitas vezes uma equipe com alto potencial e bem treinada não consegue apresentar o desempenho e produtividade desejados pois trabalha em um clima de stress excessivo, muita competitividade interna e falta de sinergia. Apesar de que muitas vezes a empresa oferece produtos competitivos e o mercado é promissor, o resultado das equipes não é satisfatório. As soluções clássicas de treinamento em geral já foram aplicadas sem sucesso e apesar de isoladamente as pessoas serem qualificadas, o desempenho conjunto não é bom. E para completar, os clientes e os acionistas ficam insatisfeitos fazendo com que as lideranças se sintam encurraladas.

Pensando nesse cenário, desenvolvemos um produto que possibilita lidar de forma focada e eficaz com essas questões. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de equipes que chamamos de T-Evolution.

O que é a T-Evolution e o que se pode esperar após sua aplicação?

A T- Evolution é uma metodologia de desenvolvimento organizacional que emprega diversas ferramentas entre elas assessment, workshop e coaching de equipe.

Após a conclusão do processo, podemos esperar os seguintes resultados:

  • Melhoria do relacionamento, comunicação e sinergia entre os membros do time;
  • Significativa melhora no manejo de conflitos;
  • Diálogos que geram soluções ou saídas criativas;
  • Contribuições de melhor qualidade;
  • Maior abertura, liberdade interna e melhor gestão do stress;
  • Utilização mais eficaz do tempo e dos recursos disponíveis;
  • E em consequência times motivados e com melhor desempenho.

A metodologia de trabalho compreende um processo de seis fases, desenvolvidas em um período de 16 semanas, como apresentado na figura abaixo:

O que ocorre em cada fase?

Descrevemos a seguir as seis fases que compõem o trabalho.

Fase 1 – Reunião de alinhamento

Reunião inicial com consultores e a equipe, para exposição da metodologia e objetivos do trabalho.

Fase 2 – Assessment: entrevistas e questionário

Para a realização do assessment utiliza-se um questionário de percepções que é aplicado em todos os membros da equipe-alvo do trabalho.

Dependendo do contexto a ser trabalhado, utilizam-se também entrevistas individuais por amostragem, que poderão incluir pessoas do público interno e externo da empresa.

Fase 3 – Workshop

Esta fase é composta por um workshop que tem por objetivo propiciar a construção de uma aliança na equipe, voltada para seu desenvolvimento. Neste momento são apresentados os resultados da fase diagnóstica e a equipe pode aprofundar a reflexão sobre os principais problemas enfrentados por ela.

Fase 4 – Coaching de Equipe

Nesta fase utiliza-se a metodologia de coaching de equipe com a finalidade de trabalhar os aspectos levantados no assessment e discutidos no workshop. São realizadas 6 (seis) sessões de duas horas cada, uma a cada duas semanas, para dar continuidade ao processo de mudança que foi iniciado na fase 3.

Fase 5 – Avaliação do impacto

Após realizadas as sessões de coaching de equipe, o mesmo questionário do início do projeto é aplicado novamente e os resultados obtidos (antes x depois) são comparados.

Fase 6 – Relatório do impacto e recomendações

Esta fase consiste na elaboração do relatório de resultados obtidos com o programa, além de recomendações futuras.

Essas informações são apresentadas durante um workshop com a equipe completa e presença da Diretoria.

Diferenciais da T-Evolution

Esta metodologia apresenta a grande vantagem de estar focada em resultados concretos a atingir e permite que o grupo amadureça, consiga aprender a superar obstáculos e encontrar soluções adequadas, a partir de seus próprios recursos internos. Isso garante que as soluções encontradas não sejam impostas ou modeladas por uma consultoria externa e “alienígena”, que muitas vezes acaba por desprezar os valores e cultura do grupo e da organização.

É importante ressaltar que a eficácia do trabalho depende em grande parte do empenho, comprometimento e do nível de amadurecimento das pessoas envolvidas e da organização.

De qualquer forma é uma atividade extremamente envolvente e os resultados finais compensam o investimento de tempo e recursos.

Autores da abordagem T-Evolution

M’Canizares e LCL Gestão de Pessoas, na pessoa de seus diretores, juntaram seus esforços e desenharam a metodologia apresentada neste artigo. Ambos têm grande experiência em treinamento e coaching em organizações de quase todos os segmentos e vivência como gestores de equipes.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone +55-11-94154-5654 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Sobre os autores

Meiling Canizares

Graduada em Psicologia pela USP e pós-graduada em Administração de Empresas pela FAAP, possui formação como coach pela ICA (International Coach Academy) e credencial PCC pela ICF - International Coaching Federation. Desenvolveu sua carreira em empresas de diversos segmentos como TI, indústria química, empresas de seguros e comércio, tendo ocupado posições de gestão e diretoria de RH. Possui profundos conhecimentos em desenvolvimento de lideranças e formação de equipes por meio de coaching, mentoring e treinamento. Autora do e-book Liderança de Sucesso e coautora do livro Coaching & Análise de Perfil.

Luiz Carlos Rodrigues de Lima:

Graduado em Psicologia pela USP com pós-graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação em coaching pela ICI (International Coaching Institute) e credencial ACC pela ICF - International Coaching Federation. Foi executivo de Recursos Humanos e de Treinamento em diversas organizações dos segmentos financeiro, industrial, do comércio e na Fiesp. Atua em consultoria, coaching e desenvolvimento de lideranças para clientes pessoa física e jurídica. Desenvolve trabalho clínico como psicoterapeuta.

Meiling Canizares - Sócia Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais

Meiling Canizares - Sócia-Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais



M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

© 2022 M'Canizares. Todos os direitos reservados.
Fale pelo WhatsApp