BLOG

Questões para Coaching

Questões para Coaching

Quais questões podem mobilizar um processo de coaching? É sobre essas questões que trata este artigo.

As questões que nos mobilizam para o coaching ou para outros caminhos em busca da mudança, são questões que nos incomodam ou nos intrigam. O elemento em comum a essas questões é que existe o sentimento de que algo não vai bem da forma como está... Isso pode gerar níveis diversos de desconforto ou de conflito interno. Mas a sensação de que algo não vai bem é o sinal de alerta de que algo precisa mudar.

No caso das questões mobilizadoras para o processo de coaching, temos ainda um elemento adicional – elas costumam ser focadas. Se as questões são muitos abrangentes e dispersas, se a pessoa deseja revisar todos os aspectos de sua vida, o mais indicado é uma terapia. O processo de coaching tem a característica de ser focado em uma questão ou em algumas questões relativas à mesma família de problemas.

Assim, por exemplo, uma pessoa pode decidir fazer coaching para repensar sua carreira, ou para escolher uma profissão, ou para melhorar sua liderança, ou ainda para mudar determinado comportamento.

Há vários nichos de coaching, dentre os quais: life coaching, executive coaching, career coaching, crisis management coaching, leadership coaching, etc. Embora a técnica usada em um processo de coaching seja a mesma, não importando o nicho, muitas vezes os profissionais que atuam em coaching acabam por focar sua prática em um ou alguns nichos específicos, ondem possuem determinado expertise e reputação.

Como pressuposto básico da técnica de coaching, não é necessário ao coach conhecer o campo de atuação do coachee para poder ajudá-lo, uma vez que o processo de coaching não é um processo de treinamento ou de instrução, onde um professor passa informações a um aluno.É antes um processo de aprendizagem e transformação do próprio coachee, segundo seu ritmo e suas escolhas. O papel do coach é muito mais voltado para guiar esse processo, através de uma metodologia, do que definir o curso ou o conteúdo do processo. O coach propõe um método de guiar o coachee através de sua reflexão e mudança. O coachee define em que velocidade e o que vai rever e mudar.

Caso você tenha questões para o coaching, sugiro que leia também o artigo: “Quero fazer coaching... E agora?”

Meiling Canizares - Sócia Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais

Meiling Canizares - Sócia-Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais



M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

© 2024 M'Canizares. Todos os direitos reservados.
Fale pelo WhatsApp