A Comunicação Não Violenta (CNV) tem como princípio fundamental o uso da empatia nas interações. Através da empatia, é possível enxergar o outro sob uma nova perspectiva, que não é de defesa x ataque ou de julgamento, mas de abertura a alguém que nos pede alguma coisa.
Para exercitar a empatia, é necessário fortalecer a escuta ativa e a presença, duas competências bastante utilizadas em Coaching e descritas pela ICF como Competências Essenciais do Coach:
- “Presença: habilidade de estar completamente consciente e criar um relacionamento espontâneo com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível e confiante.”
- “Escuta Ativa: habilidade de focar completamente no que o cliente está dizendo e não está dizendo, para entender o significado do que é dito no contexto dos desejos do cliente, e apoiar sua auto-expressão.”
A CNV oferece algumas técnicas que podem ser bastante úteis para coaches exercitarem a empatia e também ajudarem seus clientes a mudarem suas perspectivas nas interações. A seguir citamos algumas dessas técnicas:
- Diferenciação entre observação e avaliação (ou interpretação): saber separar a observação de um fato da interpretação que fazemos dele. Em geral, quando não conseguimos manter separadas nossas observações de nossas avaliações, o outro tende a se sentir julgado e pouco acolhido.
- Reconhecimento de sentimentos que precisam ser expressos em uma interação: saber expressar sentimentos sem incluir julgamentos também é algo que podemos aprimorar. Muitas vezes expressamos nossas avaliações misturadas com sentimentos, o que gera uma postura defensiva no outro.
- Expressão de necessidades que precisam ser atendidas: saber identificar e expressar necessidades de forma não-violenta estimula uma atitude mais positiva no outro.
Muitas dificuldades nos relacionamentos surgem quando as pessoas não usam uma abordagem não-violenta para sua comunicação com os demais. A CNV pode ser um recurso adicional para coaches e seus clientes, quando o tema é comunicação.
Quer saber mais?
- ROSENBERG, MARSHALL B. – Comunicação Não-Violenta. Ed.Ágora, 2006, São Paulo.
- ICF Core Competencies (website: coachfederation.org)

Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.