BLOG

Capacidade de sentir respeito por si mesmo e pelos outros

Capacidade de sentir respeito por si mesmo e pelos outros

A capacidade de sentir e expressar respeito por si mesmo e pelos outros vale uma reflexão. Nossa capacidade de sentir respeito por nós mesmos está diretamente relacionada com nossa capacidade de respeitar os demais, e sóé possível expressar verdadeiramente respeito a partir do momento em que sentimos respeito.

Embora a palavra respeito possa ter vários significados, neste artigo ela significa uma atitude interna de aceitação e valorização. Respeito começa dentro de nós e expande para a relação que construímos com os outros. Usando esta lógica, não é possível demonstrar respeito por alguém se não temos respeito por nós mesmos.

Durante nossa educação, somos estimulados a respeitar os mais velhos, as figuras de autoridade, as leis etc. Raramente somos educados a questionar se os mais velhos, ou as figuras de autoridade ou a lei merecem mesmo nosso respeito. Simplesmente aceitamos – ou nos rebelamos. Aqui neste texto, o convite é outro: pensar não no respeito imposto socialmente ou culturalmente, mas o respeito verdadeiramente sentido.

Podemos afirmar que o respeito que vem de dentro começa com respeito por nós mesmos. E o grau de respeito que somos capazes de sentir por nós mesmos revela também o grau de respeito que podemos sentir também pelos outros. Parece também que o respeito tem uma relação com o julgamento que fazemos sobre nós e sobre os outros. Tendemos a respeitar o que valorizamos, e a desrespeitar o que não valorizamos. Quando julgamos alguém, estamos também contando sobre nós – sobre o que valorizamos ou não. Perceber nossos julgamentos sobre os outros e como eles nos contam sobre nós mesmos é um começo para poder ampliar a relação de respeito que estabelecemos com o mundo.

Podemos revelar respeito ou invalidação (desrespeito) através de nossos comportamentos, em especial nossa linguagem. Tente observar como você costuma se descrever, como costuma se enxergar, que decisões toma para sua vida... Nisso tudo você pode perceber sinais de respeito ou invalidação por si mesmo. Observe também como descreve as pessoas próximas a você, que imagem tem de cada uma delas, que padrões de comunicação e relacionamento estabelece com elas... Isso pode lhe contar sobre o grau de respeito que tem com elas e também um pouco sobre o grau de respeito consigo mesmo. Parece existir uma correlação entre como nos tratamos e como tendemos a tratar as pessoas... Se nos tratamos com respeito, a probabilidade de tratar outras pessoas da mesma forma aumenta.

Claro que as dinâmicas das relações são dialéticas e cada relação estabelece um convite... Talvez a relação lhe convide ao respeito. Talvez lhe convide à invalidação. Mas você tem o poder de escolher se vai entrar numa relação ou não. Você pode fazer um novo convite – um convite diferente – para estar na mesma relação, mas vai depender de o outro também aceitar. Em última instância, depois de tentar mudar a dinâmica da relação, você tem também o poder de decidir manter ou não a relação nas bases em que está.

No processo de coaching, alguns clientes passarão por descobertas sobre como tratam a si mesmos e aos outros. Talvez a origem de muitos problemas de relacionamento esteja na questão do respeito x invalidação. Para percorrer essa jornada de reflexão, o cliente precisa estar disposto a investir em seu auto-conhecimento, pois este é o primeiro passo para a transformação. Como certa vez ouvi um outro coach dizer: “não existe atalho para a mudança pessoal”. Mudar requer foco e comprometimento.

Meiling Canizares - Sócia Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais

Meiling Canizares - Sócia-Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais



M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

© 2024 M'Canizares. Todos os direitos reservados.
Fale pelo WhatsApp