O Grupo de Estudos da ABRH sobre "Como Humanizar a Liderança no Mundo Ágil" (do qual faço parte) elaborou um artigo sobre as tendências em liderança. Este artigo, o qual reproduzimos abaixo, foi publicado no Estadão em 10/12/2017 e na página da ABRH (veja link ao final).
No contexto das mudanças no mundo, somado à velocidade com as quais as mudanças estão acontecendo, existe um caminho para as empresas: a inovação. Para direcionar essa transformação ágil, os líderes precisam de novas competências. Será exigido dos profissionais muito mais comunicação, colaboração e orientação para servir. Enfim, terão que ser protagonistas no desenvolvimento de um ambiente de confiança, com transparência, humildade e reconhecimento.
Liderar será conduzir o profissional a atuar com o seu melhor, conhecendo a sua singularidade e estimulando a troca de conhecimento e interdependência. A tendência da liderança humanizada é o início de outra revolução na gestão, na qual a competência de quem compõe uma equipe será crucial para que esta se engaje e apresente resultados extraordinários para si e para a organização.
O poder pela hierarquia, ainda vigente em algumas organizações, está cedendo lugar à liderança exercida para engajar as pessoas. Um líder que deseja ser influente precisa estabelecer conexões autênticas, assumindo tanto o seu potencial quanto a sua vulnerabilidade.
Diante dos desafios do líder humanizado no mundo ágil, o RH passa a desempenhar cada vez mais um papel estratégico, fazendo a integração entre as partes envolvidas da organização, baseando-se no propósito individual e coletivo. Algumas ferramentas e metodologias podem ser utilizadas para despertar as motivações intrínsecas dos profissionais no contexto organizacional, como, por exemplo, coaching, neurociência, gamification, Lego Serious Play e design thinking.
Ao atuar nessa perspectiva, o líder estará usando suas forças em conexão com as suas necessidades humanas de relacionamento e crescimento, o que tende a torná-lo mais feliz e realizado, propagando um ambiente de alta performance e melhor clima organizacional.
Autores do artigo
Ana Paula Keil Neves, Francisco Dalsenter, Iracele Pires, Júlio César Silva, Kátia Teba, Meiling Canizares, Noelia Santos, Pedro Mouradian, Susanne Andrade, Thais Silva e Viviane de Oliveira, integrantes do Grupos de Estudos Como Humanizar a Liderança no Mundo Ágil, de São Paulo (SP)
Visite o site da ABRH para este e outros artigos sobre Recursos Humanos:
https://abrhsp.org.br/noticias/como-humanizar-a-lideranca-no-mundo-agil/
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.