BLOG

Aplicação da Psicologia Positiva em Coaching

Aplicação da Psicologia Positiva em Coaching

Já ouviu falar na Psicologia Positiva? Neste artigo explicamos o que é a Psicologia Positiva e como ela pode ser útil ao Coaching.

Fundamentos da Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva estuda as emoções positivas e como elas afetam o funcionamento do nosso cérebro e nossos comportamentos.

Emoções positivas, se experimentadas continuamente, nos levam a uma espiral ascendente de bem-estar. Estudos mostram que uma pessoa sob efeito de emoções positivas é mais criativa, flexível e aberta a estabelecer vínculos sociais, se comparada com uma pessoa que experimenta emoções negativas.

Quando experimentamos emoções negativas, operamos em modo de sobrevivência, nossa mente fica mais focada, voltada para detalhes e para resolver problemas do aqui e agora. Quando experimentamos emoções positivas, nossa mente se foca no futuro, nossa visão se amplia e ficamos mais predispostos a resolver problemas de desenvolvimento e crescimento pessoal. Existe, portanto, um efeito construtivo relacionado às emoções positivas, já que elas permitem que o potencial humano seja liberado.

Sentir-se bem pode fazer com que as pessoas se tornem melhores, mais otimistas, resilientes e socialmente conectadas. Isso amplia seus recursos mentais (presença), sociais (conexão) e psicológicos (resiliência).

Quais são as emoções positivas?

Quando falamos de emoções positivas estamos nos referindo a emoções como: gratidão, alegria, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, devoção e amor.

Estudos mostram que existem mais eventos positivos do que negativos em uma vida normal, porém nosso cérebro tende a colocar mais atenção e a dar mais importância para os eventos negativos. Essa característica vem de nossos ancestrais e fazem parte de nossas estratégias de sobrevivência como espécie.

Por outro lado, pesquisas mostram a importância das emoções positivas para deixar surgir nosso potencial e ampliar nossas possibilidades. Emoções positivas aumentam nossa satisfação e nosso nível de energia e disposição.

Existem situações que aumentam nossas emoções positivas, tais como meditação e atividades que envolvam interações sociais, ainda que sejam pequenos momentos de conexão, como interagir brevemente com uma pessoa na fila da padaria.

Aplicação da Psicologia Positiva ao Coaching

Estando ciente de que a quantidade de emoções positivas que uma pessoa experimenta em seu cotidiano pode influenciar a forma como ela lida com as situações e o quanto de recursos internos terá para enfrentar desafios, é interessante que o coach avalie o nível de positividade de seu cliente.

Clientes com nível de positividade maior estarão mais abertos a pensar de maneira diferente, buscar novas alternativas e terão a seu favor a resiliência.

Observar as emoções de seu cliente e compartilhar sua percepção com ele, convidando-o a uma reflexão, pode ser uma abordagem útil em algumas sessões de coaching. Quando o cliente está envolto em sentimentos negativos, a sessão costuma “travar”. Quando o cliente experimenta sentimentos positivos, a sessão costuma fluir. Cada cenário requer uma abordagem específica.

Exercícios que promovem positividade

Existem exercícios e ações simples que podem fazer grande diferença para promover maior nível de positividade no cotidiano das pessoas. O primeiro passo, contudo, é que o cliente se torne consciente de como ele funciona, perceba seus padrões emocionais e identifique que precisa melhorar seu nível de positividade e então, pense sobre o que pode fazer para elevar a quantidade de emoções positivas em sua vida diária.

Alguns exemplos de ações recomendadas pela Dra. Barbara Fredrickson (professora, pesquisadora e autora de livros de Psicologia Positiva):

  • Meditação
  • Momentos que possibilitem interações sociais e conexões com outras pessoas
  • Portfólio personalizado de positividade

Criando seu portfólio personalizado de positividade

O objetivo desta atividade é estimular em você uma emoção positiva e permitir que ela seja acessada sempre que você consultar seu portfólio de positividade.

Selecione uma das dez emoções positivas da lista: gratidão, alegria, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, devoção e amor.

A emoção selecionada será o tema de seu portfólio. Então, avalie bem qual emoção você deseja escolher, pois você irá trabalhar com ela na criação de seu portfólio de positividade e, mais tarde, nas vezes em que decidir consultá-lo.

Mentalizando a emoção escolhida, pense nas pessoas ou situações que servem de trampolim para este estado agradável, para você.

Compile um kit de objetos e momentos que criam uma conexão verdadeira com esta emoção.

Monte um portfólio, uma coleção palpável que possa ser seu santuário para esta emoção positiva. Seu portfólio pode conter fotos, cartas, músicas, citações, ou objetos que carregam profundo significado para você.

Seu objetivo é criar uma fusão de artefatos pessoais que possam ser disparadores de positividade.

Você pode guardar seu portfólio em uma pasta ou caixa.

Se você achar interessante, pode criar lembretes ou um folder de mensagens em seu smart phone.

Não apresse o processo, saboreie e curta cada momento.

Quem fez esta atividade a considerou profundamente gratificante.

Após concluída a atividade, reflita sobre a experiência:

  • Ao construir seu portfólio de positividade, alguma emoção positiva surgiu em você?
  • Se você parar e revisitar seu portfólio, você pode gerar a emoção escolhida?

O portfólio de positividade é um exercício citado no Curso “Positive Psychology”, organizado pela Dra. Barbara Fredrickson e disponibilizado no Coursera em 2016.

Para pesquisar cursos atualmente disponíveis no Coursera, clique no link abaixo:

https://www.coursera.org

Meiling Canizares - Sócia Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais

Meiling Canizares - Sócia-Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais



M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

© 2024 M'Canizares. Todos os direitos reservados.
Fale pelo WhatsApp