Vocêé líder e ainda não desvendou os mistérios de dar e receber feedback? Parece tarefa complicada, às vezes você se sai bem e às vezes não? Convidamos você a conhecer a técnica COIN, que é uma excelente ferramenta de suporte para líderes conduzirem conversas de feedback.
COIN é um acrônimo composto por 4 letras que se referem a 4 etapas do processo de feedback.
COIN:
C = contexto: procure citar em que contexto sua observação ocorreu.
O = observação: explicite que comportamento ou ação você observou e quer trazer para a conversa de feedback.
I = impacto: descreva que impacto o comportamento ou ação observado teve em você, na equipe, no cliente ou na empresa.
(PAUSA: Após percorrer o C + O + I, sugerimos que faça uma pausa e ouça o que a outra parte tem a dizer. Se a outra parte estiver sem o que falar, este é o momento de fazer perguntas.)
N = novos passos: estimule a reflexão sobre o que poderia ser feito de diferente no futuro. Nesta etapa deve-se firmar um acordo claro sobre as melhorias esperadas e como serão colocadas em prática.
Exemplo de aplicação do modelo COIN
Problema observado: Colaborador tem chegado atrasado nas reuniões de equipe.
C (contexto) = Nas reuniões da equipe.
O (observação) = A pessoa X vem chegando atrasada, você já observou atrasos de 15 minutos nas reuniões de segunda, nas últimas 3 semanas.
I (impacto) = Ao chegar atrasada, essa pessoa perde o início da reunião, quando é definida a pauta e não pode contribuir para inserir assuntos de sua responsabilidade. Além disso, atrasos não são o tipo de conduta esperado nesta equipe, pois ao atrasarmos perdemos eficiência pessoal, ao mesmo tempo que também podemos comprometer a eficiência da equipe.
N (novos passos) = Vai depender do diálogo e da análise da causa raiz do problema. Pode-se combinar, por exemplo, chegar 5 minutos antes de iniciar a reunião, ou passar a reunião para um outro dia ou horário que seja mais viável para essa pessoa, ou ainda a pessoa ter de rever hábitos que fazem com que se atrase.
Ficou faltando a pausa no exemplo acima, né?
Na pausa, que deve acontecer entre o Impacto e os Novos Passos, você pode fazer perguntas para ajudar a outra parte a se expressar.
Exemplos de perguntas que podem ser feitas na PAUSA:
- Qual sua opinião sobre o que expus até agora?
- O que você gostaria de falar neste momento?
- Como você está ouvindo o que estou colocando?
- Que tipo de acordos poderíamos fazer para que haja as melhorias desejadas?
Nossa recomendação é que você tente colocar em prática esse modelo de conversa de feedback sempre que possível. Isso lhe ajudará a lapidar essa habilidade.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.