O que uma organização pode fazer para desenvolver o talento da liderança que ela precisa para ter sucesso no futuro? Uma forma é a de contratar os melhores líderes de seus concorrentes, mas isto custa muito em termos de dinheiro e de tempo. Uma forma mais eficaz de ter os líderes talentosos, de que você precisa, é “fazer crescer seus próprios líderes”. Esta abordagem é muito mais barata e tem o bônus adicional de produzir um efeito positivo, e imediato no moral, e na produtividade de sua força de trabalho.
Por: PhD Garry McDaniel & André Hermann
Sobre os autores:
PhD Garry McDaniel é professor do Center for Professional Training & Development da Franklin University. Autor do livro “Conflict to Cooperation”. Suas pesquisas tem como foco liderança, comportamento e desenvolvimento organizacional.
André Hermann é consultor e sócio diretor da TDC, empresa de educação executiva e treinamento. Antes de atuar em consultoria, teve carreira executiva.
Há mais de uma década, o Corporate Executive Board, um respeitado instituto de pesquisa, conduziu um estudo sobre mais de cem organizações de setores tais como, alta tecnologia, planos de saúde, manufatura, e serviço sobre o tema liderança. O propósito dessa pesquisa era aprender que desafios as organizações têm na questão da capacidade da liderança. Os resultados desse estudo, ainda carregam, hoje, uma importante mensagem para os executivos:
- A maioria das empresas enfrenta um sério “gap de liderança” em seu corpo de executivos, tanto no número, ou qualificações de executivos habilitados disponíveis para atender aos desafios atuais ou oportunidades.
- A escassez de talento na liderança é uma verdadeira ameaça para a capacidade de qualquer organização, para atingir a estratégia atual, ou operações futuras.
- O custo da liderança inadequada se manifesta, por si só, pelo fracasso das organizações, pela postergação de lançamento de novos produtos e serviços, atrasos nas expansões, e práticas não éticas.
- A pesquisa sugere que existe uma falta de líderes qualificados em uma grande quantidade de organizações
Fazendo seus Próprios Líderes Crescerem
O que uma organização pode fazer para desenvolver o talento da liderança que ela precisa para ter sucesso no futuro? Uma forma é a de contratar os melhores líderes de seus concorrentes, mas isto custa muito em termos de dinheiro e de tempo. Uma forma mais eficaz de ter os líderes talentosos, de que você precisa, é “fazer crescer seus próprios líderes”. Esta abordagem é muito mais barata e tem o bônus adicional de produzir um efeito positivo, e imediato no moral, e na produtividade de sua força de trabalho.
É provável que exista um pool pronto de estrelas disponíveis, em alta, a serem identificadas e ajeitadas para as posições de liderança dentro de sua organização. Você também ficará feliz de saber que existem também,métodos práticos e de custo benefício interessante, para desenvolver os líderes talentosos que sua organização precisa para atender os desafios atuais e futuros. Um dos métodos eficazes para um crescimento forte de líderes produtivos é o mentoring. O mentoring tem recebido uma atenção crescente no mundo dos Negócios porque pode ser implementado, rapidamente, e os Resultados podem ser dramáticos.
O Que é Mentoring?
Mentoring envolve uma parceria entre um líder respeitado na organização e um funcionário que mostra o potencial para crescer e contribuir para o sucesso do negócio. O objetivo do processo de mentoring é assistir o funcionário a desenvolver o conhecimento e habilidades necessárias para assumir tarefas mais demandantes e importantes. O mentor deve ser uma pessoa, que seja um exemplo, um executor excepcional, e comprometido, tanto com, a organização, como com, o processo de mentoring.
Ao contrário de programas de treinamento tradicionais, o mentee (“mentorado”) não é um agente passivo neste esforço. Ao invés, o mentee assume um papel muito ativo, participando na identificação de suas necessidades de desenvolvimento, trabalhando em situações reais de trabalho, e seguindo o processo em cima de ações previamente acordadas.A organização e o gestor do mentee também tem papeis chave no fornecimento do apoio necessário para capacitar o mentee para aprender e crescer.É importante que o gestor esteja, ativamente envolvido e informado sobre as atividades, planos e aprendizagem do mentee e, desta forma, possa também contribuir para desenvolver seu colaborador no dia-a-dia do trabalho.
Os Benefícios do Mentoring
Um relacionamento de mentoring é motivador, e desafiador, tanto para o mentor, como, para o mentee, na medida em que ele cria a base para os líderes existentes, para compartilhar sua sabedoria e experiência em áreas tais como, entendimento organizacional, estratégia, operações e conhecimento profissional. O mentoring pode, também ser motivador para outros funcionários, que testemunham o potencial de movimentação lateral e vertical dentro de suas organizações. Abaixo citamos alguns dos benefícios tangíveis da implantação de um processo de mentoring.
As organizações se beneficiam do programa de mentoring, por meio de:
- Melhoria de desempenho e produtividade, tanto de mentores como de mentees.
- Melhoria do clima organizacional e engajamento com metas e valores.
- Melhoria na seleção e desenvolvimento de líderes emergentes.
- Oportunidades para gerentes e profissionais que tenham alcançado um nível para continuar a crescer e serem desafiados.
- Redução do nível de turnover
Mentores, também, relatam benefícios significativos:
- Mentoring constrói a reputação do mentor como um exemplo e líder dentro da organização.
- Através do contato com os mentes, os mentores podem rever suas formas estabelecidas de trabalho e sua compreensão da organização.
- Mentees ajudam o mentor com tarefas e problemas maiores.
O beneficiário chave do processo de mentoring é obviamente o mentee. Eles relatam que esta experiência fornece benefícios significativos para seu crescimento e desenvolvimento, incluindo:
- A oportunidade de expandir seus conhecimentos e compreensão sobre aspectos estratégicos, técnicos, financeiros e interpessoais da organização.
- A chance de aprender a “pensar como um executivo”.
- Aumento do moral a da lealdade organizacional.
- A oportunidade de conhecer e fazer reuniões com executivos seniores.
Mentoring nas Épocas Boas e Ruins
Uma vantagem do mentoring é que pode ser implantado em qualquer ambiente organizacional ou clima nos negócios. Por exemplo, se sua organização está passando ou esperando passar por um crescimento rápido, é recomendável agir agora para desenvolver a liderança que você precisa no futuro. Num momento de economia mais fraca, o mentoring pode ajudar você a reduzir o turnover entre os funcionários chave, oferecendo-lhes a chance de novos desafios e crescimento profissional.
Em um ambiente altamente instável ou competitivo, o mentoring pode assegurar que sua organização tenha os talentos necessários para lidar com a incerteza e manter os funcionários motivados. Se os resultados obtidos pelo Corporate Executive Board, citado no início deste artigo, lhe parecem familiares, então o mentoring pode ser o processo que você precisa para desenvolver seus futures talentos e assegurar crescimento continuado neste ambiente de negócios dinâmico e turbulento.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.