BLOG

Uma vida de plenitude e o coaching

Uma vida de plenitude e o coaching

Cada um de nós escreverá, através do tempo, uma biografia única, com histórias, sonhos, amores, desilusões, perdas, e tantos outros ingredientes que são típicos de nossas jornadas. Durante essa jornada, as escolhas que fazemos nos aproximam de uma vida de plenitude ou de frustração. Podemos sentir plenitude através do amor, ou quando encontramos um significado para estar vivo, ou ainda quando chegamos à maturidade tendo obtido sucesso.

“Aproveite o dia,
Não deixes que o dia termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.”
Walt Whitman (1819-1892)

É provável que todos nós tenhamos um certo grau de consciência de que estamos em uma jornada de desenvolvimento, que é nossa própria vida.

Cada um de nós escreverá, através do tempo, uma biografia única, com histórias, sonhos, amores, desilusões, perdas, e tantos outros ingredientes que são típicos de nossas jornadas.

Durante essa jornada, as escolhas que fazemos nos aproximam de uma vida de plenitude ou de frustração. Podemos sentir plenitude através do amor, ou quando encontramos um significado para estar vivo, ou ainda quando chegamos à maturidade tendo obtido sucesso.

Esses elementos que conferem à vida sensação de plenitude devem ser semeados com pequenas escolhas cotidianas, com atitudes que muitas vezes passam desapercebidas. Amor, significado e sucesso são apenas os resultados, mas como chegamos lá? Como construímos a plenitude?

Talvez um primeiro passo seja atenção ao “onde se quer chegar” e ao “como se quer chegar lá”. Ou seja, atenção aos nossos sonhos (onde se quer chegar) e nossos valores (como se quer chegar lá)... Sonhos e valores são a base de nossas ações para a construção de uma vida de plenitude, mas não resolvem toda a equação.

Nossos sonhos e valores são nossos balizadores. Tomamos nossas decisões a partir deles. Porém, para realizar sonhos e para ser fiel a nossos valores, temos de contar com uma boa dose de determinação. As grandes realizações não são feitas sem esforços e sabemos que há pessoas que são mais dispostas do que outras a colocar energia na realização de seus sonhos, ou na congruência com seus valores.

Quando uma pessoa não coloca energia suficiente na realização de sonhos e quando não cuida para ser congruente com seus valores, existe uma sensação de vazio, de que algo não vai bem, de que se está desperdiçando a vida, ou caminhando para um destino que não faz sentido...

Quando sentimentos de desânimo, falta de sentido ou vazio surgem, é hora de repensar... Quais são as causas desses sentimentos? O que seria possível fazer para recobrar a sensação de realização e plenitude?

Identificar esses sentimentos e observá-los é o primeiro passo para transcendê-los.

Em momentos de revisão, o autoconhecimento é nosso maior aliado, assim como as pessoas com quem podemos contar. A experiência de conversar sobre o que sente e compartilhar seu momento com alguém de sua confiança pode ser crucial neste processo. Esse alguém pode ser um amigo, um familiar ou um coach, que é um profissional capacitado para atuar em situações de revisão.

O coaching pode ajudar durante momentos de revisão de escolhas e transformação, em busca de sua realização.

Meiling Canizares - Sócia Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais

Meiling Canizares - Sócia-Diretora da M'Canizares e autora do blog.

Meiling Canizares

Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.

Redes Sociais



M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

M'Canizares

Fale Conosco

Redes Sociais

Receba nossos informativos

© 2024 M'Canizares. Todos os direitos reservados.
Fale pelo WhatsApp