Mudança pessoal é um tema que costuma inspirar, pois nos remete ao nosso potencial criativo e ao sentido de sermos livres para fazermos nossas escolhas. Por outro lado, também nos remete às dificuldades que surgem quando tentamos mudar algo em nós e não conseguimos.
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.É o tempo da travessia; e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Fernando Teixeira de Andrade
Aqui entra o conceito de Imunidade à Mudança – quando queremos muito mudar e não conseguimos.
Tive a oportunidade de conhecer o conceito de Imunidade à Mudança, desenvolvido pelos pesquisadores Robert Keagan e Lisa Lahey, em um Workshop com o próprio Robert Keagan, onde aprendi sobre a poderosa ferramenta a ser usada para desvendar o mecanismo oculto que nos impede de mudar, mesmo quando desejamos muito uma mudança.
Mudanças adaptativas requerem desconstrução de crenças básicas bastante arraigadas em nós. Para ajudar pessoas a fazerem mudanças complicadas de serem colocadas em prática, é necessário ajudá-las a mudar seu sistema de significado.
Existe uma dinâmica oculta que previne a mudança, visando a preservação de nosso modo atual de construção de sentido. Essa dinâmica foi batizada de Imunidade à Mudança.
A partir desse conceito, é fácil compreender que existe uma diferença entre querer muito uma mudança e ser capaz de colocá-la em prática.
Inspirados nessa descoberta, Robert Keagan e Lisa Lahey desenvolveram uma ferramenta para desvendar o mecanismo oculto que impede a mudança. Cada um de nós tem o seu.
Essa ferramenta é uma plataforma de aprendizagem que:
- ajuda a revelar o conjunto de significados ocultos que determinam o comportamento (imunidades);
- dá suporte para que essas imunidades sejam superadas.
Quando usei essa ferramenta pela primeira vez, foi para entender meu próprio mecanismo de imunidade à mudança. Fiquei surpresa com os resultados e, por isso, optei por incluí-la em alguns processos de Coaching. Através do feedback de meus clientes, percebo o quanto essa ferramenta pode ser útil para ampliar consciência e facilitar processos de mudança. Ela é uma forma ágil de mapear o mecanismo oculto que sustenta nossos comportamentos e nos ajuda a planejar pequenas ações para disparar uma mudança.
Com o objetivo de ajudar as pessoas a ampliarem sua consciência sobre seu mecanismo de imunidade à mudança e aumentarem suas chances de mudar, surgiu nosso Workshop Superando as Barreiras para a Mudança Pessoal.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.