Estamos chegando ao final de mais um ano e é comum que as pessoas façam planos de mudança para o novo ano. Nessa época, o desejo de ser melhor, de fazer diferente e de continuar progredindo se torna mais acentuado. Contudo, desejar mudar não garante a mudança.
Você já deve ter percebido que não é fácil mudar um hábito... Este artigo lhe ajudará a avaliar seus hábitos e decodificar os que precisam ser modificados.
Antes de mais nada, precisamos explicar que nem todos os hábitos são ruins, muito pelo contrário. Segundo um artigo da Duke University publicado em 2006, mais de 40% das ações que as pessoas realizam diariamente são hábitos.
Os hábitos nos ajudam a operar de maneira automática, sem ter que gastar energia em tomar decisões conscientes. Os hábitos nada mais são do que uma sequência de ações transformada em uma rotina automática e essa é a forma do cérebro poupar esforço.
O Loop do hábito
O loop do hábito é formado por três estágios:
Deixa: estímulo que manda seu cérebro entrar em modo automático. Pode ser quase qualquer coisa, como por exemplo, um local, um horário do dia, uma música, uma emoção ou a companhia de uma pessoa específica.
Exemplo: por volta de 16h você costuma sentir fome.
Rotina: sequência de ações (que pode ser física, mental ou emocional).
Exemplo: então você para de trabalhar, vai até a lanchonete e compra uma coxinha.
Recompensa: gratificação que ajuda seu cérebro a saber se vale a pena manter o hábito. Pode variar desde reações químicas causadas por comida ou drogas, até reações emocionais.
Exemplo: quando você come a coxinha, você acalma sua fome e se sente bem, pronto para voltar a trabalhar.
Como mudar um hábito?
Você terá que modificar seu hábito, pois não é possível eliminá-lo completamente.
Tomando o hábito do exemplo citado, vamos dizer que você deseje adotar uma alimentação mais saudável (livre de frituras) e precise perder peso. Porém, seu hábito de comer a coxinha às quatro da tarde está formado.
Você precisará substituir a rotina de comer coxinha por outra, talvez de comer uma fruta e um iogurte com cereais, para obter a mesma recompensa, que é saciedade e bem-estar.
Procure mudar um hábito por vez. Como mudar de hábito requer energia e esforço, e será necessário usar sua força de vontade, faça uma mudança por vez. Sua chance de ser bem-sucedido será maior.
Há duas coisas que podem fortalecer seu processo de mudança:
- Ter esperança de que algo melhor virá e cultivar a crença de que você conseguirá mudar.
- Compartilhar o seu propósito de mudar um hábito com outras pessoas.
Passo a passo da mudança de hábito
Abaixo você encontra perguntas que podem lhe auxiliar a planejar sua mudança de hábito:
- Que hábito você precisa mudar?
- Qual é a deixa que dispara a rotina?
- O que você sente logo após ter concluído a rotina do seu hábito?
- Agora, pense em qual rotina gostaria de incorporar em seu novo hábito, para substituir a antiga.
- Quem poderia lhe dar suporte no processo de mudança de hábito?
Bibliografia
- The Power of Habit, Charles Duhigg 2012
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.
Meiling Canizares
Meiling Canizares é Sócia Diretora da M'Canizares e possui 20 anos de experiência em desenvolvimento humano e organizacional.